Coordenação do Curso de Matemática Aplicada

Prof. Marco A. P. Cabral

Instituto de Matemática - UFRJ
logo do IM


Prazos: Inscrição, Trancamento, Regularização

Consulte o Calendário dos Prazos do SIGA . Leia mais sobre o SIGA na sequência.

O SIGA funciona em 3 fases. O período entre as fases serve para as chefias ajustarem o numero de vagas nas turmas. Por esta razão o sistema SIGA fecha entre as fases:

  1. Fase A: Pedidos de inscrição (antes do inicio das aulas).
  2. Fase B: Alteração de Inscrição (10 primeiros dias de aulas)
  3. Fase C: Trancamento de Inscrições (3a e 4a semana de aulas)

A CRID vai rodar NO FINAL de cada fase. Enquanto uma Fase está aberta o SIGA envia email atualizando pedido (voce está na turma, vc não esta na turma, etc.) pois o numero de vagas pode ser ampliado dentro das fases mas outros alunos podem fazer pedidos também.

É FUDAMENTAL que os pedidos sejam feitos na Fase A, pois permite resolver tudo ANTES do início das aulas. Pedidos feitos na Fase B, com aula já iniciada, são bem mais complicados.

Existe também o Trancamento de Matrícula (encerramento temporário de vínculo com a UFRJ, NÃO é suficiente deixar de se inscrever em disciplinas), utilizado em situações excepcionais (motivo de saúde, familiar, trabalho, etc. e possível somente após ter sido aprovado em pelo menos 12 créditos, limite de 4 períodos de trancamento. Prazo: Aproximadamente até 2 meses de aula. Vide Resolução CEG 03/2008):

A Página do CEG - UFRJ apresenta diversas informações do interesse do aluno de graduação como o Calendário Acadêmico, com as datas de início de aulas, prazos para inscrição, resoluções sobre jubilamento etc.

Voltar para Página Principal.


Última atualização: 02/abril/2016

Valid HTML 4.0!