Coordenação do Curso de Matemática Aplicada

Prof. Marco A. P. Cabral

Instituto de Matemática - UFRJ
logo do IM


Perguntas e Respostas

Se quiser aprender tudo sobre o SIGA ou não encontrou sua dúvida na lista abaixo, veja o Manual da Inscrição em Disciplinas do SIGA-UFRJ

Mais Importantes

  1. Como saber ementa e pré-requisitos da disciplina X?
    Você pode consultar a ementa e pré-requisito de qualquer disciplina de qualquer curso da UFRJ de

    Veja a coluna da direita REQUISITOS (o código dos pré-requisitos) e clique em cima do código para ver a ementa.

    Se for o caso, consulte diretamente o da Matemática Aplicada: BÁSICO.

  2. O que é o Projeto (de Iniciação Científica) I (MAEX11) e II (MAEX12)? Quando e como devo fazer estes cursos?
    Trata-se de um trabalho de iniciação científica, com ou sem bolsa, orientado por um docente qualquer da UFRJ (não precisa ser do Instituto de Matemática). Ao final de 2 semestres de trabalho de iniciação solicite os créditos correspondentes por meio de processo. NÃO deixe para o final do curso: tanto a iniciação em si quanto o lançamento de créditos. Comece a pensar no assunto no segundo ano do curso.
  3. Como solicitar os créditos de Projeto de Iniciação Científica I e II?
    Preencha o Formulário de Projeto I (MAEX11) e II (MAEX12) e abra um único processo para os dois projetos, após 2 semestres de iniciação científica.
  4. Quero cursar a disciplina X da pós-graduação. O que eu faço?
    Solicite na secretaria da pós-graduação da disciplina (e/ou ao professor da disciplina) que seja aberta uma turma com vagas para aluno de graduação (o SIGA não permite vagas para graduação e pós na mesma turma: será necessária abrir 2 turmas, uma com vaga para graduação, outra para pós). Em caso de dúvida, me contacte. Se inscreva diretamente na disciplina e verifique se a nota apareceu corretamente no final do período. Caso isto não ocorra entre em contato com a coordenação.
  5. A nota lançada no SIGA está errada. O que eu faço?
    Caso seja do período passado, entre em contato com o docente responsável e peça a correção pois NÃO será necessário processo. O prazo máximo para solicitar correção é o final do período seguinte. Depois deste prazo NÃO serão aceitos pedidos de modificação de nota.
  6. Me inscrevi no SIGA e fiz a disciplina X mas ela não aparece no boletim. O que eu faço?
    Provavelmente sua inscrição estava com uma mensagem (falta requisito por exemplo) que você ignorou. Com isto o professor NÃO pode lançar a nota. Será necessário abrir um processo. O prazo máximo para solicitar correção é o final do período seguinte.
  7. Não consigo me inscrever na disciplina X do curso Y. O que faço?
    Entre em contato com o coordenador do curso Y com cópia da mensagem para mim pedindo a abertura de vagas para a Matemática Aplicada.
  8. Acho que o curso deveria ter X ou fazer Y.
    Mande sugestões para meu e-mail ou converse comigo.
  9. Quero estudar no exterior. Como faço para ter um duplo diploma em universidade no exterior?
    Veja a pagina Estude no Exterior. Converse com o Prof. Felipe Acker sobre o assunto.
  10. Como posso receber uma bolsa de Estudo?
    Fazemos um edital de oferta de bolsas pelo menos uma vez por ano. Não precisa ter orientador, embora ajude bastante. Buscamos atender as demandas com as bolsas do PIBIC/CNPq e com as bolsas do Itau. Fique atento para oportunidades de ser Monitor de disciplina. O valor da bolsa é idêntico ao da bolsa de Iniciação Científica. Estas ofertas aparecem na lista de alunos do googlegroups.
  11. Cursei disciplinas na UFRJ e quero solicitar equivalência com Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada) da minha ênfase. Quando e como faço isso?
    NÃO entre com processo antes de combinar com coordenador do curso. Este tipo de processo deve ser feito somente ao final do curso, quando o aluno está se formando.
  12. A disciplina que eu quero cursar não aparece no SIGA. O que eu faço?
    É necessário fazer uma busca por código ou por nome do curso dentro do SIGA, pois aparecem somente disciplinas com vagas reservadas para a Matemática Aplicada. Converse com seus colegas veteranos.
  13. Quais são os critérios utilizados pelo SIGA para dar prioridade de vaga em turma de uma disciplina?
    Têm prioridade alunos do curso para o qual a turma é oferecida; seguidos, nesta ordem, de alunos de mesma unidade, de mesmo centro, e, por fim, alunos do restante da Universidade. O segundo critério é Periodização: alunos que estão no período para o qual a disciplina é recomendada têm prioridade; se a disciplina é eletiva ou se o aluno não está no período recomendado, a periodização não é utilizada como critério. Finalmente, o terceiro critério é o CRA. Os alunos já inscritos na fase de pedidos de inscrição não perdem a vaga, para os realizados na fase de AID (alteração de inscrição em disciplinas), independente dos critérios utilizados. Portanto pedidos feitos na primeira fase e efetivados têm prioridade sobre aqueles feitos na fase de AID.
  14. Qual a diferença entre me inscrever no período regular de inscrição no SIGA e na fase de AID (alteração de inscrição em disciplinas)?
    Você terá prioridade menor na turma da disciplina. Veja detalhes na pergunta anterior.
  15. Quero trancar Disciplina mas o SIGA diz que o prazo se inicia mais tarde. O que faço?
    O SIGA tem duas opções "alteração de matrícula" e "trancamento de matrícula", que são coisas que acontecem em momentos diferentes do tempo. Segue detalhes (agradeço a ex-aluna Renata Khouri pela explicação!): se vc vai em "trancamento", ele diz que está fora do prazo porque mais tarde vai abrir ainda um novo período onde vc só poderá trancar disciplinas. agora pelo jeito o período é de "alteração", ou seja, dá pra incluir ou procura por essa opção de "alteração de matrícula", que dentro dela você consegue trancar a disciplina. se não me engano, tem que checar uma caixinha do lado do nome/código da matéria, e daí procura que em algum lugar tem a opção de trancar (acho que é algo como "excluir matrícula na disciplina")

    Alguém pode confirmar as infos aqui ou reescrever?

Bem Básicas

  1. O que é CRID? A sigla CRID significa Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas. Através dele o aluno acompanha sua inscrição em disciplinas do período. Preste atenção nas mensagens que aparecem. Veja a próxima pergunta.
  2. Apareceu a mensagem X no meu CRID (Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas) do SIGA. O que eu faço?
    Consulte aqui as Mensagens do SIGA e as providências necessárias. Não ignore a mensagem! Após cerca de 1 mês de aula deverá aparecer "autorizado pelo CEG" ao lado, caso contrário o professor não poderá lançar nota no final do período.
  3. Não sei ou nunca usei o SIGA. Como faço?
    Converse com algum veterano ou dirija-se ao LIG (nos fundos entre os Blocos B e C), onde haverá monitores que vão ensiná-lo a utilizar o SIGA.
  4. Como faço para ver meu Boletim escolar, meu Histórico escolar, meu BOA (Boletim de Orientação Acadêmica) ou meu CRID (Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas)?
    Acesse o SIGA, através da Intranet.
  5. Qual a diferença entre inscrição, alteração e trancamento de disciplinas?
    Resposta.
  6. Como posso acompanhar um processo que abri na internet?
    Para acompanhar algum processo pendente junto à UFRJ, acesse o SAP (Sistema de Acompanhamento de Processos da UFRJ) e selecione a opção pesquisar.
  7. O que é BOA? É o Boletim de Orientação Acadêmica. Ele apresenta o currículo x disciplinas cursadas para que o alunos saiba o que, e quanto, falta para se formar.
  8. Qual a diferença de Histórico para Boletim? No boletim aparecem as reprovações, no histórico não, embora conte para o CR.

Menos Comuns

  1. Será que poderei me formar período que vem? Como posso saber quantos créditos faltam para isso?
    Consulte no SIGA o BOA (Boletim de Orientação acadêmica). Nele aparecem quais obrigatórias você já fez e quais faltam. Para isto você já deve ter escolhido sua ênfase. Caso contrário, o BOA terá um erro no número de horas e créditos de Atividades acadêmicas de Livre Escolha que aparecem no BOA. Os números corretos são:
  2. Quero escolher minha ênfase no curso. Quando e como faço isso?
    Pode-se escolher uma das ênfases do curso de Matemática Aplicada (computação científica, negócios ou ciências biológicas) a qualquer momento, mas recomendamos fazer isto somente após pelo menos 2 anos de curso. Preencha o Formulário de Opção de Ênfase e abra um processo.
  3. Cursei disciplinas em curso da UFRJ que fazia antes de entrar na Matemática Aplicada. Como solicitar equivalência de disciplinas?
    De forma geral, disciplinas cursadas anteriormente na UFRJ podem entrar como de livre escolha, sem necessidade de um processo. Caso queira equivalência com alguma obrigatória ou optativa de escolha condicionada, entre em contato comigo.
  4. Cursei disciplinas fora da UFRJ. Como solicitar dispensa de disciplinas?
    Entre em contato comigo para estudarmos as dispensas. Ajudarei a instruir um processo (basta um único processo para todas disciplinas).
  5. Acabei de entrar no curso e quero trancar. Posso?
    O aluno ingresso na UFRJ só terá pleno direito ao trancamento de matrícula após cursar, com aproveitamento, um mínimo de 12 créditos (resolução CEG 01/1991). Casos excepcionais deverão ser aprovados pelo CEG.
  6. Este período estou passando por problemas pessoais e não poderei fazer disciplinas. O semestre já se iniciou. O que eu faço?
    Você pode solicitar trancamento de matrícula (Trancamento Solicitado) mesmo após o semestre ter se iniciado, exceto na última metade do período letivo, dentro de certos limites legais (resolução CEG 03/2008). O motivo pode ser de saúde; familiar; de trabalho; socioeconômico; desinteresse pelo curso; ou outros. Entre em contato comigo. NÃO abandone simplesmente as disciplinas.
  7. Onde posso encontrar as Resoluções do CEG?
    Veja na página Resoluções do CEG da PR1 (Pró-Reitoria de graduação) da UFRJ que estão organizadas por ano.
  8. Sou aluno da UFRJ e quero me transferir para a Matemática Aplicada. O que eu faço?
    Leiam a página de Transferência de Curso. Além disso, no Portal da Matemática Aplicada colocamos e-mail/Facebook de alunos do curso. Entre em contato com eles para tirar dúvidas sobre o curso.
  9. Terminei de cursar todas as Disciplinas. O que faço para me formar?
    Abra na seção de ensino do IM um processo de colação de grau. Para isto você já deve ter escolhido sua ênfase. Verifique no seu BOA que você cumpriu todas as exigências com a ênfase já constando no BOA. No caso de ter cursado algumas disciplinas que são equivalentes, o aluno deve solicitar equivalências de disciplinas neste mesmo processo. Também é solicitada a confirmação de que não há débito nas seguintes bibliotecas: do Instituto de Matemática, do NCE, biblioteca Central do CCMN e do Projeto Fundão. O aluno deve copiar o formulário nada consta-bibliotecas e percorrer as bibliotecas citadas. Deverá apresentar ainda a cópia dos documentos para colar grau . Além disso será necessário preencher Formulário de cadastramento de concluintes da Graduação da PR1 - UFRJ, que SOMENTE poderá ser feito DEPOIS do aluno ter zerado o BOA e estando com matrícula ativa (não pode estar trancada, cancelada, etc). Comprovantes de votação no Site do TSE: Quitação Eleitoral .
  10. Quero meu diploma. O que eu faço?
    Após a colação de grau, o aluno obterá o diploma se der entrada, no protocolo do IM, de requerimento de solicitação de expedição do diploma. Normalmente a secretaria orienta o aluno a fazer isso junto com a colação.

Voltar para Página Principal


Última atualização: outubro/2011

Valid HTML 4.0!