Coordenação do Curso de Matemática Aplicada

Prof. Marco A. P. Cabral

Instituto de Matemática - UFRJ
logo do IM


Guia Rápido do SIGA

Estudem tudo aqui sob pena de serem prejudicados... por exemplo não poder fazer prova por não estar inscrito em disciplina por ter confundido CRID (inscrição realizada) com CRPID (pedido) ou por não saber a diferença entre a fase de pedido e de alteração.

Começamos com um resumo:

  1. (fase 1) Fase de pedidos (antes do início das aulas). As chefias e coordenações usam para ver as demandas e ampliar o numero de vagas. ATENCAO: terminada esta fase, quem não conseguir vaga sairá da fila. Se não tentar DE NOVO pedir vaga na fase 2 abaixo nunca vai entrar na disciplina
  2. (fase 2) Fase de alteração dos pedidos. Começa no início das aulas. Além de servir para alterar os pedidos, aqui é o momento de pedir NOVAMENTE a inscrição em pedidos da fase 1 que NÃO foram efetivados na CRID. É comum agora ter vagas NOVAS que não existiam na fase 1.
  3. (fase 3) Fase de Trancamentos. Esta fase é autoexplicativa: serve somente para trancar disciplinas.
  4. Vão aparecer mensagens na CRID (ver mais abaixo) que deverão ser autorizadas (ver mais abaixo). As autorizações aparecerão somente após cerca de 2 meses de aula. Verifique nesta altura se TODAS mensagens foram autorizadas (veja detalhes e modelos abaixo). Costumamos pedir a verificação da CRID com autorizações, mas a responsabilidade é do aluno. Sem a autorização voce NÃO está efetivamente inscrito na disciplina.

GUARDE EM TODAS AS fases a CRID (comprovante de INSCRICAO EM DISCIPLINAS). A CRID é gerada ao FINAL de cada fase. Durante cada fase é gerada a CRPID (comprovante de PEDIDO) a cada pedido. Um PEDIDO só é efetivado ao final da fase e gera uma CRID.

Espero que tenha ficado claro: uma CRID é gerada ao final de cada fase, CRPID são geradas tantas quanto se altere inscrição ou faça novos pedidos.

O que COMPROVA sua inscrição é a CRID!!!!!

Estude o Manual da Inscrição em Disciplinas do SIGA-UFRJ que explica, entre outras coisas que pedido de inscrição em disciplina NÃO é inscrição em disciplina. Veja o diagrama abaixo. atos academicos Consulte o Blog da Divisão de Registro de Estudantes (DRE) da UFRJ, que contém infos sobre inscrição em turmas, trancamento, jubilamento, etc. Uma outra fonte de informações é o Twitter do SIGA.

É obrigação do aluno guardar copia (eletronica) da CRID (Comprovante de Registro de Inscrições em Disciplinas) após cada fase. Pode ser necessário para algum processo (espero que não :-) ). Mesmo estando sem nenhuma mensagem num dado momento, se o aluno trancar disciplinas, podem surgir mensagens! Ver explicação abaixo.

Caso apareça na CRID uma das mensagens abaixo, sua inscrição estará regular somente se aparecer ao lado a mensagem "autorizado pelo CEG". Se isto não ocorrer seu nome desaparecerá da pauta e o professor não poderá lançar nota. Normalmente a autorização será feita automaticamente pela secretaria após cerca de 2 meses de aulas.

Após cerca de 2 meses de aulas é obrigação do aluno verificar se CRID está correta (Inscrição Normal ou trancada) ou em caso de mensagens (1/3 fora do curso por exemplo) aparece "autorizado pelo CEG" ao lado de cada mensagem. Veja este exemplo: CRID Modelo. Em caso de dúvida, contacte a coordenação.

Porque tenho que verificar a CRID várias vezes?


Mensagens do SIGA: O que fazer em cada caso.

Mensagens que aparecem no Boletim ou BOA:

Voltar para Página Principal


Última atualização: agosto/2013

Valid HTML 4.0!