Hamid Anbarlooei, Development of an preconditioned upwind Roe solver for 5-equation (always hyperbolic) two fluid model.

Matemática Computacional - UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Matemática, Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gregorio Malajovich: Fluxo de Toda (curso de Álgebra Linear Computacional).

A matemática surgiu como uma ferramenta para resolver problemas. Inicialmente eram problemas de contabilidade, de medição de terrenos, ou de engenharia. Depois constatou-se que matemática era fundamental para entender física. Passou a ter um papel essencial nas ciências ditas exatas, pelo seu poder preditivo. Finalmente passou a ser um dos fundamentos das modernas tecnologias digitais.

A capacidade de prever passa pela capacidade de fazer contas. Não é por acaso que um dos conceitos fundamentais da matemática atual é o de algoritmo, que precede a invenção do computador. O desenvolvimento das tecnologias digitais propiciou poder computacional para dialogar com áreas de conhecimento diversas, levando a matemática para o centro da revolução digital.

Matemática Computacional inclui as áreas da Matemática onde, intrinsecamente ou para dialogar com outras disciplinas, são necessários o desenvolvimento de algoritmos e o uso de computadores.

Para suprir as necessidades das áreas aplicadas ou da indústria, um algoritmo não precisa ser apenas efetivo: ele precisa ser eficiente. Matemática Computacional também inclui pesquisa sobre os fundamentos da matemática computacional, incluindo teoria de algoritmos e de complexidade.

Bernardo Freitas Paulo da Costa

Prof. Adjunto, IM-UFRJ - Docente Colaborador do PPGMAT.

Ingénieur Polytechnicien, 2007 & Matemático Aplicado, UFRJ, 2009 - Mestre em Matemática, Polytechnique-ParisSud-ENS, 2008 - Doutor em Matemática, ParisSud, 2012.

Áreas de interesse:

Otimização, especialmente otimização estocástica, e algoritmos para problemas de larga escala. Aplicações no setor elétrico, portfólios e aprendizagem computacional. Sistemas de Partículas, estudando limites de escala e relações com EDOs e EDPs estocásticas.

Fabio Ramos

Prof. Associado, IM-UFRJ - Docente Permanente do PPGMAT.

Matemático, UFRJ, 1989 - Mestre em Matemática Aplicada, UFRJ, 2003 - D.Sc. Matemática, 2007.

Áreas de interesse:

Dinâmica de fluidos aplicada e aprendizagem de máquinas para problemas de engenharia

Gregorio Malajovich

Prof. Titular, IM-UFRJ - Docente Permanente do PPGMAT.

Matemático, UFRJ, 1989 - Mestre em Matemática Aplicada, UFRJ, 1990 - PhD in Mathematics, Berkeley, 1993.

Áreas de interesse:

Geometria Algébrica Numérica, em particular algoritmos para resolver sistemas de polinômios esparsos e aproximação esparsa de tensores. Complexidade de algoritmos numéricos, principalmente teoria do condicionamento e algoritmos sobre o continuo.

Hamidreza Anbarlooei

Prof. Adjunto, IM-UFRJ - Docente Colaborador do PPGMAT.

Engenharia Aeroespacial, SUT, 2002 - Mestre em Engenharia Aeroespacial, IUST, 2004 - PhD in Engenharia Mecânica, TMU, 2009.

Áreas de interesse:

Método numérico para simular mídia contínua, em particular método para simular problema multifásico multi-material. High Performance Computing, principalmente teoria do condicionamento e algoritmos sobre o contínuo.

Heudson Mirandola

Prof. Associado, IM-UFRJ

Matemático, UFES, 2002 - Mestre em Matemática, IMPA, 2004 - Doutor em Matemática, IMPA, 2008.

Áreas de interesse:

Geometria Diferencial. Áreas de Interesse: Geometria da Informação, Machine Learning e Estatística Bayesiana.

Graduação

Os cursos de Graduação com maior interseção com nossa linha de pesquisa são os cursos de Engenharia Matemática e Matemática Aplicada. Também estamos ativos na oferta de turmas honors do Programa Especial de Matemática.

Mestrado

Para o Mestrado, procuramos (e precisamos) de alunos que saibam programar, com formação em Matemática incluindo análise, álgebra linear e outros cursos avançados. O curso de Mestrado do PPGMAT oferece uma certa flexibilidade, mas este é o percurso formativo que recomendamos, na modalidade Matemática Aplicada:
Preparação ao Mestrado Análise 1Análise 2 Cálculo Avançado 1
1º período Cálculo Avançado 2 Álgebra Linear Colóquio 1
2º período Cálculo Avançado 3 Álgebra Linear Computacional Colóquio 2
3º período Análise Numérica Otimização Estágio Didático
4º período Computação de alto desempenho Dissertação de Mestrado
Legendas obrigatória teórica-prática prática

Doutorado

O currículo do Doutorado é mais flexível que o do Mestrado, e o plano de estudos é definido em conjunto com o Orientador. Mas os candidatos ao Doutorado precisam passar por exames de qualificação em duas linhas de pesquisa do Programa, a saber o exame de primeira área e o de segunda área. O exame de primeira área se destina a estudantes que queiram fazer Doutorado nesta linha de pesquisa. O conteúdo costuma estar vinculado a pelo menos duas disciplinas da linha de pesquisa do aluno. Uma das disciplinas pode ser substituída por um artigo científico de autoria do aluno ou por uma parte da Tese. O conteúdo do exame de segunda área costuma estar vinculado a duas disciplinas básicas da linha de pesquisa.

As disciplinas de Doutorado oferecidas por esta linha de pesquisa são:
MAE872Álgebra Linear Computacional.
MAE873Análise Numérica de Equações a Derivadas Parciais.
MAE875Complexidade de Algoritmos Numéricos.

Outras disciplinas são abertas como tópicos (ementa variável), e esperamos renovar essa lista em breve.

Endereço postal Gregorio Malajovich, Departamento de Matemática Aplicada, Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Caixa Postal 68530, Rio de Janeiro RJ 21941-909, Brasil.

Gabinete Sala C-109-C do Centro de Tecnologia, (55)(21)3938-7515

e-mail:gregorio@im.ufrj.br

Hamid Anbarlooei, A multi-phase, multi-material Eulerian solver (Shockwave in air - Helium bubble interaction).

CSS válido!