Historico

Desde o ano de 1984, o Instituto de Matemática da UFRJ conta com uma iniciativa pioneira que vem a ser o Laboratório de Matemática Aplicada - LabMA.

Este foi o primeiro laboratório no campus da UFRJ a oferecer aos alunos de graduação o acesso à tecnologia de informática de última geração. Foi o primeiro local onde os alunos de pós-graduação do IM dispunham de meios computacionais para o desenvolvimento de suas teses, além de sediar o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisas em matemática aplicada, computação gráfica e banco de dados, sendo que várias delas alcançaram notoriedade em eventos e publicações nacionais e internacionais, havendo até conquista de prêmios.

Outro ponto importante desta iniciativa foi a formação de pessoal altamente qualificado em matemática e informática. Vários dos alunos que pelo LabMA passaram já concluíram ou estão terminando doutoramento em centros de excelência, tanto nos EUA quanto na Europa.

Num primeiro momento, esta formação era feita de forma livre. Porém, a partir do ano de 1990 o treinamento foi organizado em um Programa de Formação do LabMA.

Este programa consistia da junção de diversos cursos de extensão, estágios de treinamento e engajamento nos projetos de pesquisa que dotava o aluno de elevada capacitação para o desenvolvimento de softwares científicos.

A fórmula de sucesso do LabMA está baseada na aliança entre pesquisa e extensão desenvolvida em um ambiente de tecnologia de última geração enfatizando a formação do pessoal.

Assim, são objetivos claros deste laboratório:

  • Configurar um ambiente computacional heterogêneo de última geração para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão para os professores e alunos de pós-graduação do departamento de matemática aplicada, buscando a participação efetiva dos alunos de graduação, em especial dos cursos de matemática, engenharia e informática da UFRJ;
  • Oferecer suporte computacional e de análise de sistemas aos projetos de pesquisa e desenvolvimento de teses de pós-graduação do Departamento de Matemática Aplicada;
  • Oferecer um programa de cursos de extensão para a formação de pessoal qualificado (alunos de pós-graduação e graduação) no desenvolvimento de softwares científicos utilizando as mais recentes inovações da informática, tais como computação gráfica avançada(visualização científica), banco de dados não convencionais, sistemas hipermídia em rede de computadores (WWW), computação paralela e distribuída etc;
  • Criação e manutenção de um grupo de suporte qualificado para manter tal ambiente de trabalho.